sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Manobra perigosa na Ponte 25 de Abril faz nove feridos.

No local estiveram 17 bombeiros auxiliados por sete veículos, a viatura médica e ainda a PSP da Ponte
O autocarro da Carris 753, que faz o percurso da Praça José Fontana e o Centro Sul, sofreu, esta segunda-feira de manhã, um acidente na Ponte 25 de Abril, no sentido sul-norte, provocado por um veículo ligeiro que se pôs em fuga.

Ao que o CM apurou, o alerta foi dado pelas 09h40, altura em que as sete viaturas dos Bombeiros Voluntários de Cacilhas, Almada e Trafaria seguiram para o local.
O veículo ligeiro terá feito uma manobra perigosa que obrigou o motorista do autocarro-lagarta a fazer uma travagem brusca, da qual resultaram nove feridos ligeiros que foram transportados para o hospital Garcia de Orta, em Almada.
Ao CM, a PSP garantiu que, apesar de se ter posto em fuga, o carro já foi identificado através da matrícula. No local estiveram 17 bombeiros auxiliados por sete veículos, a viatura médica e ainda a PSP da Ponte.

Maia: Incêndio destrói armazém da Câmara.

Um armazém da Câmara da Maia ficou esta terça-feira totalmente destruído na sequência de um incêndio que deflagrou cerca das 06h50 e já se encontra em fase de rescaldo.

Segundo afirmou fonte dos Bombeiros Voluntários da Maia à Lusa, o incêndio consumiu um armazém que servia de estaleiro, onde se encontrava material para obras, como tintas e ferramentas.
"O alerta foi dado às 06h50 e o incêndio já se encontra em fase de rescaldo", acrescentou.
No local estão ainda cinco bombeiros apoiados por duas viaturas.

Homem sofre queimaduras ao tentar roubar cobre.

Bombeiros só entraram após EDP garantir condições de segurança
Um homem com cerca de 30 anos ficou ferido com gravidade anteontem à noite quando tentava furtar cobre no posto de transformação de energia da EDP das Manteigadas, Setúbal.

Duas viaturas incendiadas esta madrugada.


O incêndio terá deflagrado pelas 4h15 e terá tido origem numa viatura ligeira de passageiros, propagando-se posteriormente a um segundo veículo.
De acordo com os Bombeiros Voluntários da Amora, o incêndio destruiu totalmente as duas viaturas, causou danos na fachada de um prédio e derreteu as persianas de algumas janelas.
O caso está já a ser investigado pela PSP embora as autoridades garantam que não existe qualquer relação com os incidentes ocorridos no passado fim de semana na Arrentela, em que foram incendiados um veículo ligeiro e um autocarro. Recorde-se que nessa ocaisão alguns moradores admitiram que os incidentes do fim de semana eram uma resposta de um grupo de jovens ao alegado "excesso de violência" da PSP, aquando da detenção de um jovem junto ao campo de futebol do Atlético da Arrentela.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Queda de árvore causa um ferido em Mafra.


A queda de uma árvore de grande porte feriu este sábado o condutor de um carro que circulava na estrada nacional 9 perto da localidade de Igreja Nova, no concelho de Mafra.
João Pereira, comandante da protecção civil municipal, explicou à agência Lusa que a árvore caiu na EN9 e que além de ter causado ferimentos ligeiros num homem, provocou também estragos na viatura. A estrada foi cortada ao trânsito, mas já foi reaberta, após ter sido removida a árvore.
A chuva provocou ainda inundações e deslizamentos de terras na região Oeste, condicionando a circulação em várias estradas.  
Em Torres Vedras, a nacional 9 (Torres Vedras/Santa Cruz) está cortada ao trânsito nos dois sentidos nas localidades do Paúl e Gibraltar, devido a inundações, revelou a protecção civil municipal.  
Também a estrada municipal de acesso à localidade da Zibreira, na freguesia da Carvoeira, está cortada ao trânsito devido a cheias.  
O mesmo se passa com as estradas municipais Colaria-Freiria e Freiria-Livramento, na zona da Asseiceira.  
A estrada municipal Mouguelas-São Pedro da Cadeira está também condicionada ao trânsito devido a deslizamentos de terras.  
Na Lourinhã, as estradas municipais 247, entre Casal Novo e Lourinhã, e 361, entre Lourinhã e Nadrupe, estão também condicionadas a uma faixa de rodagem por estarem inundadas, disse à Lusa o comandante da protecção civil, Carlos Pereira.  
Em Alenquer, a estrada nacional 9 está condicionada ao trânsito entre Merceana e Aldeia Gavinha, pelo mesmo motivo.  
No Sobral de Monte Agraço estão condicionadas as estradas nacionais 248, em Martim Afonso, e 248-1n, na Feliteira, No primeiro caso devido a inundações e no segundo por causa de deslizamento de terras, segundo o comandante dos bombeiros, Pedro Lima. 

Mau tempo/Oeste: Casas inundadas em Alenquer, Arruda dos Vinhos e Sobral de Monte Agraço.


Várias casas ficaram hoje inundadas nos concelhos de Alenquer, Arruda dos Vinhos e Sobral de Monte Agraço porque o caudal de diversos rios transbordou, disseram fontes dos bombeiros e da proteção civil.
Em Alenquer, várias habitações da freguesia de Ribafria ficaram inundadas na sequência da água de uma ribeira ter transbordado, disse à Lusa o comandante municipal da proteção civil, Rodolfo Miranda.
Em Arruda dos Vinhos, as caves de cinco habitações ficaram também inundadas, devido às cheias de um dos afluentes do Rio Grande da Pipa, disse o comandante dos bombeiros, Acácio Raimundo.

Encontrado corpo do presidente da Junta de Galveias.


O corpo do presidente da Junta de Freguesia de Galveias, concelho de Ponte de Sor, foi encontrado dentro do jipe em que seguia quando no sábado à noite desapareceu ao tentar atravessar uma ribeira.
O corpo de António Augusto Delgadinho foi localizado cerca das 16.20 horas por uma equipa de mergulhadores dentro do veículo, que tinha sido encontrado pela mesma equipa de salvamento poucas horas antes, no fundo da ribeira de Sôr, disseram à Lusa fontes do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Portalegre que estão no local.
Encontrado corpo do presidente da Junta de Galveias
O autarca terá desaparecido quando se dirigia de Tramaga para Ervideira, por uma estrada municipal que estaria submersa.
O jipe do autarca foi localizado a 500 metros da estrada municipal que liga a Tramaga à Evideira, no sentido da barragem de Montargil, disse ao JN o comandante do CDOS de Portalegre, Belo Costa.
O jipe só será retirado das águas da ribeira de Sor quando o caudal diminuir, disse à agência Lusa o comandante dos bombeiros de Ponte de Sor.
"O jipe só será retirado quando o caudal diminuir. A situação poderá ocorrer esta segunda-feira", adiantou o responsável dos bombeiros, Joaquim Nunes.
Belo Costa disse este domingo à agência Lusa que as informações recolhidas ao início da manhã apontavam para que António Augusto Delgadinho (eleito pela CDU) tivesse desaparecido na ribeira de Sor, tal como o jipe em que seguia com outra pessoa.

Fumo no mosteiro de Santa Clara provocou pânico na população.


O fumo que saiu esta manhã do abandonado Mosteiro de Santa Clara em Vila do Conde provocou o pânico na população, que temeu um incêndio e chamou os bombeiros ao local.
Mas tudo não passou de um susto, uma vez que o imóvel abandonado "está a ser ocupado por grupos de delinquentes que, entre outras coisas, fazem pequenas fogueiras e queimam fios de cobre" no interior, explicou à agência Lusa o vereador da Protecção Civil da autarquia, António Caetano.
O monumento está localizado no centro da cidade de Vila do Conde e em cima de um monte, onde há uma grande densidade populacional e se houvesse um incêndio ou uma derrocada "iria ser catastrófico", admitiu António Caetano.
O Mosteiro de Santa Clara está fechado há mais de quatro anos e o presidente da autarquia tem alertado para a degradação do espaço, onde já há "muitas infiltrações de água e paredes de granito em ruína, o que põe em risco a segurança das pessoas".
O que se passou hoje vem "confirmar a necessidade urgente de o Governo cumprir a promessa de transformar aquele espaço numa pousada da Enatur", integrada na rede de Pousadas de Portugal, sublinhou António Caetano.
Em 2002, foi assinada a conversão do mosteiro (que então era um centro educativo para menores delinquentes) em pousada através de um protocolo assinado entre os ministérios da Justiça e do Ordenamento do Território e da Administração local.Na altura, a autarquia comprometia-se a elaborar o protejo do novo centro educativo de forma a deixar o mosteiro livre para que o Estado o transformar em pousada.
Em Setembro de 2008, o Turismo de Portugal e o Grupo Pestana (proprietário da rede das Pousadas de Portugal) firmaram um contrato com vista à transformação do imóvel em pousada. O centro educativo foi inaugurado em 2010.
António Caetano, que este domingo acompanhou o trabalho dos bombeiros no interior do edifício, disse ainda à Lusa estar "chocado com a quantidade de processos judiciais e documentação" que viu espalhados por toda a parte. É que, e por motivo de obras, o mosteiro acolheu, durante vários meses, o Tribunal de Vila do Conde.
António Caetano sublinhou também que, e com todos estes problemas, "há mesmo a possibilidade de o edifício desmoronar".
Assim, a Câmara Municipal garante que vai continuar "a pressionar" o Governo para que inicie o processo de transformação daquele monumento em Pousada de Portugal.

Homem que acompanhava presidente da Junta de Galveias sofreu ferimentos ligeiros.


O homem de 33 anos que acompanhava o presidente da Junta de Freguesia de Galveias, concelho de Ponte de Sor, desaparecido quando tentava atravessar uma ribeira, sofreu ferimentos ligeiros, disse fonte dos bombeiros.
Fonte dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Sôr referiu este domingo à agência Lusa que a segunda pessoa envolvida no acidente foi transportada para o hospital de Portalegre.
Fonte deste hospital declarou à Lusa que o homem está em observação no serviço de urgência da unidade.
O presidente da Junta de Freguesia de Galveias, António Augusto Delgadinho, de 59 anos, encontra-se desaparecido desde a noite de sábado, juntamente com o veículo com que terá tentado atravessar uma ribeira.
O comandante do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Portalegre, Belo Costa, disse que as informações recolhidas até agora apontam para que António Augusto Delgadinho tenha desaparecido na ribeira de Sôr, tal como o jipe em que seguia.
O alerta foi dado às 23.28 horas de sábado, mas o acidente terá acontecido pelo menos três horas antes.O comandante do CDOS referiu que estão envolvidos nas buscas 35 elementos dos Bombeiros de Ponte de Sôr, da Autoridade Nacional de Protecção Civil e do Núcleo de Mergulho do Distrito de Portalegre e da GNR, e um total de 20 meios, incluindo veículos, embarcações e um helicóptero.

Travagem brusca na ponte 25 Abril faz nove feridos.


Nove pessoas ficaram hoje, segunda-feira, feridas na sequência de uma travagem brusca do autocarro em que seguiam, na Ponte 25 de Abril, em Lisboa.
Segundo fonte do Instituto Nacional de Emergência Médica, que socorreu as vítimas, o alerta foi dado às 9.37 horas e os nove feridos ligeiros foram transportados para o Hospital Garcia de Orta.
No local estiveram a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) de Santa Maria e uma mota de emergência, além dos bombeiros de Cacilhas, Trafaria e Almada.

Acidentes/Vila Real: Médico e enfermeiro da VMER gravemente feridos em acidente na A24.


Os dois ocupantes de uma Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) ficaram hoje gravemente feridos num acidente de viação na Auto-estrada 24 (A24), perto de Vila Real, disse fonte dos bombeiros.
O comandante dos bombeiros da Cruz Verde de Vila Real, Miguel Fonseca, disse à Lusa que os dois ocupantes da VMER de Chaves, um médico e enfermeiro, foram transportados para o Hospital de Vila Real com ferimentos graves.
A viatura despistou-se cerca das 13:30, ao quilómetro 53.7, quando seguia na direção Vila Real/Vila Pouca de Aguiar e numa altura em que se verificavam más condições climatéricas na estrada, com muita chuva, vento e granizo.

Socorrista morre nas operações de busca por jovens desaparecidos.

Socorrista morre nas operações de busca por jovens desaparecidasA Protecção Civil da Madeira confirmou esta tarde a morte de um dos tripulantes do Sanas que caiu ao mar quando participava nas buscas, que serão retomadas amanhã, para encontrar as duas jovens universitárias que estão desaparecidas desde ontem.

O mar revolto do Seixal causou hoje mais uma vítima. O homem do Sanas que estava a bordo de uma embarcação, com mais um marinheiro, não resistiu e acabou por falecer apesar das inúmeras tentantivas de reanimação.
Os dois marinheiros caíram ao mar ao início da tarde. Um deles foi resgatado quase de imediato, mas faleceu. O outro, que chegou a ser dado como desaparecido, foi resgatado pelas 15.25 horas com a ajuda dos bombeiros, e, segundo várias testemunhas, dava sinais de estar consciente e estável quando estava a ser içado até à estrada.
O momento do salvamento foi registado com aplausos dos restantes colegas do Sanas. No local, encontravam-se ainda vários familiares do marinheiro, assim como a companheira e um tio.
A forte ondulação no mar foi a causa do acidente com o bote usado nas operações de salvamento.
Cerca de 30 elementos, de várias entidades, estiveram envolvidos esta terça-feira nas operações de busca na Madeira para tentar encontrar as duas jovens.

Jovem ferido a combater incêndio em sua casa.


Um jovem, com cerca de 18 anos, ficou esta terça-feira ferido quando tentava combater, pelos seus próprios meios, um incêndio no interior de casa, localizada em pleno centro histórico da cidade de Elvas.
"O jovem sofreu queimaduras ligeiras no braço e intoxicação por inalação de fumo", adiantou o adjunto de Comando dos Bombeiros Voluntários de Elvas, Alexandre Lavadinho, citado pela Agência Lusa. O incêndio deflagrou cerca das 13 horas, no terceiro andar de um prédio, localizado na rua do Forno, no centro da cidade, o que, segundo os bombeiros, dificultou as operações de socorro.
Segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Portalegre, o incêndio - que terá tido origem num dos quartos da casa - provocou danos consideráveis em três divisões da casa, deixando inabitáveis um quarto, cozinha e despensa.
De acordo com a mesma fonte, também a mãe do jovem terá necessitado de assistência no local por inalação de fumo.
O ferido foi transportado para o Hospital de Santa Luzia de Elvas, embora o seu estado não inspirasse grandes cuidados.
Nas operações de socorro estiveram envolvidos 11 elementos dos Bombeiros Voluntários de Elvas, apoiados por uma ambulância.

Algarve:Dois veículos pesados com substancias perigosas colidem na A22, um ferido - CDOS.


Dois veículos pesados que transportavam substâncias perigosas -- gasolina e botijas de gás -- colidiram hoje na Via Infante (A22), no Túnel do Areeiro, no sentido Loulé/Faro provocando um ferido.
Fonte do Comando Distrital de Operação de Socorros (CDOS) de Faro disse à Lusa que o trânsito está limitado a uma faixa de rodagem no sentido Loulé/Faro, mas que circula com normalidade no sentido oposto.
No local estão duas corporações de bombeiros, de Faro e Albufeira, GNR e Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

Porto: Pequeno foco de incêndio no edifício da câmara obriga a intervenção dos bombeiros.


Um pequeno foco de incêndio num quadro eléctrico obrigou hoje à intervenção dos Sapadores Bombeiros no edifício da Câmara do Porto, mas o fogo não alastrou, disse à Lusa o subchefe António Silva.
"O quadro eléctrico ficou totalmente destruído, mas o fogo não alastrou", contou o subchefe dos Sapadores Bombeiros do Porto.
O curto-circuito terá sido provocado por um relâmpago e os bombeiros foram alertados cerca das 05:30, segundo o subchefe Silva.

Mais um idoso encontrado morto em casa.


Um homem de 67 anos foi segunda-feira encontrado morto em casa, nos arredores de Faro. Foi o senhorio que, não vendo o idoso nos últimos dois dias, deu o sinal de alerta às autoridades.
De acordo com fontes dos bombeiros e da GNR, a vítima terá falecido, ao que tudo indica de causas naturais, há um, dois dias.
O homem, que vivia sozinho, foi encontrado no quarto, caído junto à cama. Apesar de não haver indícios de crime, a Guarda comunicou o caso ao Ministério Público.
Este é o quarto caso numa semana da descoberta de um idoso morto em casa.

Homem morreu atropelado por autocarro.


Um homem de 62 anos, residente na zona da Sé, no Porto, foi esta segunda-feira atropelado por um autocarro da STCP quando tentava atravessar a Avenida dos Aliados fora da passadeira, cerca das 19 horas. Morreu pouco depois de ter chegado ao hospital.
Apanhado por um autocarro, o homem ficou gravemente ferido e foi transportado ao Hospital de Santo António pelos Bombeiros Voluntários do Porto.
A zona onde a vítima mortal tentou atravessar a Avenida dos Aliados, segundo soube o JN junto da Brigada de Acidentes da PSP, fica diante do Café Guarany, onde não existe passadeira. Há uma passadeira no local, poucos metros acima, no semáforo do entroncamento daquela avenida com a Rua Elísio de Melo.

Curto circuito é causa mais consistente para incêndio que causou um morto


Um "curto circuito" é a hipótese mais consistente para explicar o incêndio que deflagrou no sábado num bairro de Olhão, Algarve, e que provocou um morto, quatro feridos e um desalojado, disse esta segunda-feira fonte da Polícia Judiciária.
"Tudo aponta para que tenha sido um curto circuito a provocar o incêndio", disse à agência Lusa fonte da Judiciária.
O incêndio que deflagrou às 1.17 de sábado no bairro 16 de Junho está a ser investigado, adiantou ainda a fonte da Polícia Judiciária.
O comandante dos Bombeiros de Olhão, Luís Gomes, explicou à Lusa que o incêndio além de ter provocado uma vítima mortal, um homem de 54 anos de idade, causou ferimentos ligeiros em quatro pessoas, uma delas um bombeiro, e um desalojado.
No bairro 16 de Junho reside uma centena de pessoas, entre as quais várias crianças.

Seis feridos em despiste na A2.


Um acidente rodoviário provocou esta madrugada seis feridos, três deles em estado grave, na autoestrada do sul junto a Almodôvar.
O despiste, de uma viatura ligeira de nove lugares, ocorreu às 5.45, tendo os seis ocupantes caído numa ravina de cerca de 200 metros, entre Almodôvar e São Bartolomeu de Messines, no sentido norte-sul, disse à agência Lusa fonte da Guarda Nacional Republicana (GNR).
Para as operações de socorro foi necessário activar o helicóptero do INEM, que aterrou na faixa de rodagem da A2 e transportou os três feridos mais graves ao hospital, referiu.
Os outros ocupantes, da viatura de nove lugares, foram socorridos no local pelos bombeiros e transportados também para uma unidade hospitalar, referiu o oficial da Guarda.
Em relação às causas do acidente, o militar recusou avançar qualquer informação por ainda estarem a decorrer peritagens.

Acidente condiciona trânsito na A43.

Um acidente, que envolveu, pelo menos, duas viaturas está a condicionar o trânsito na A43, junto à saída para o cerco, no sentido Gondomar-Porto.
Uma testemunha confirmou ao JN que dois carros estão muito destruídos na fixa da esquerda e, mais adiante, há uma carrinha também acidentada.
As autoridades estão no local a averiguar as circunstâncias do acidente e a tentar perceber se uma terceira viatura, acidentada a alguns metros deste choque, está, também, envolvida no acidente.
Há dois feridos, segundo a Protecção Civil do Porto. Os Bombeiros da Areosa enviaram para o local uma ambulância e dois homens e o INEM deslocou a ambulância de Suporte Imediato de Vida sediada em Gondomar.
A Brigada de Trânsito foi deslocada para o local após o alerta, às 8.10 desta manhã e deslocou uma brigada, dois homens e uma viatura, para o acidente.

Acidente grave corta trânsito na A4 em Custóias


Um acidente grave motivou o corte do trânsito, esta manhã, na A4, no sentido Maia-Matosinhos, junto à saída para Custóias.
Os Bombeiros de Leça do Balio estão no local e requisitaram o apoio do INEM.
De momento, ainda não há muitas informações disponíveis. Segundo apurou o JN, há quatro carros envolvidos.
Fonte da PSP não revelou pormenores, mas admitiu que "é feio" o cenário na A4. O trânsito está a ser desviado para ruas alternativas.

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Água do mar ajudou bombeiros a combaterem incêndio no centro de Ponta Delgada


A água do mar ajudou os bombeiros a combaterem o violento incêndio que destruiu por completo um antigo edifício da RTP/Açores, no centro de Ponta Delgada, que já se encontra em fase de rescaldo, informaram as autoridades.

O incêndio, que deflagrou na sexta-feira à noite e cujas causas ainda são desconhecidas, foi combatido por 65 bombeiros, apoiados por 15 viaturas, de três corporações.

A água utilizada para o combate às chamas foi retirada do mar, através de mangueiras especiais com mais de um quilómetro de extensão, o que permitiu uma maior eficácia no trabalho dos bombeiros.

O incêndio deflagrou cerca das 21h30 (22h30, na hora de Lisboa) tendo os bombeiros iniciado o rescaldo cerca de uma hora e meia mais tarde.

Apesar da violência do fogo, os bombeiros conseguiram evitar que as chamas se propagassem aos edifícios contíguos, um dos quais alberga a delegação nos Açores do Tribunal de Contas.

No combate às chamas ocorreu um acidente que provocou ferimentos em dois bombeiros, um dos quais sofreu uma fractura num dos pulsos, enquanto o outro teve apenas escoriações ligeiras, segundo uma fonte dos bombeiros.

O edifício, em obras e que foi sede da RTP/Açores, ficou totalmente destruído no interior, sendo que será feita uma avaliação técnica para apurar se há necessidade de proceder à demolição da fachada.

O presidente do Governo Regional dos Açores, Carlos César, o secretário-regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, José Contente, que tem a tutela da Protecção Civil, e o vice-presidente da Câmara de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro, estiveram no local a acompanhar o combate ao incêndio, cujas chamas eram visíveis numa parte grande da cidade.




Incêndio em prédio da RTP/Açores


O prédio em Ponta Delgada onde esta sexta-feira à noite deflagrou um incêndio acolhe a sede da RTP Açores, clarificaram os bombeiros.
Inicialmente, os bombeiros tinham avançado que o edifício em chamas era de habitação.
Fonte dos Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada informou que o combate ao incêndio foi dificultado pelo forte vento que se fez sentir.
Durante o combate às chamas, um bombeiro caiu de uma escada, tendo sido transportado com ferimentos para o hospital, adiantou fonte dos bombeiros.
O fogo deflagrou às 22.30 horas de Lisboa. Pouco tempo depois foi dado como controlado.

Colisão em Alcanena faz dois mortos e um ferido.


Uma colisão violenta entre duas viaturas ligeiras causou, esta sexta-feira à noite, a morte a duas pessoas e deixou ferimentos a uma outra.
O acidente ocorreu pelas 20.54 horas, na Avenida José António Carvalho, em Minde, no concelho de Alcanena.
No local estiveram os bombeiros de Minde, com quatro viaturas, a GNR e a VMER de Santarém.

Acidente com ambulância faz três feridos em Faro.


Uma ambulância que transportava um doente em estado crítico para o hospital colidiu, esta sexta-feira, com um automóvel junto ao Patacão, à entrada de Faro, fazendo três feridos.
"Tratou-se de uma ambulância do Hospital do Barlavento, em Portimão, que estava a fazer o transporte de um doente em estado crítico para o Hospital Distrital de Faro. O doente tem 49 anos e fez um traumatismo craniano, mas a situação foi rapidamente resolvida e seguiu para o hospital, onde ia fazer um tratamento", explicou fonte do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).
Segundo a mesma fonte, dos acidentados, "uma é a enfermeira que seguia na ambulância, de 26 anos, e que foi transportada para o Hospital de Faro pelo INEM, queixando-se de dores nos braços e fémur. O outro ferido ligeiro é a ocupante da outra viatura acidentada, que também tinha apenas dores".  
O acidente ocorreu cerca do meio-dia e, no local, estiveram o INEM, os bombeiros de Faro e a GNR, disse uma fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Faro. 

Alarme de fogo estava desligado

Em Olho Marinho, Óbidos, foram ontem a enterrar João Monteiro, a mulher, Maria Costa, e o filho João.

O relatório do comandante dos bombeiros sobre o fogo que na segunda-feira provocou três mortos e sete feridos nas Caldas da Rainha revela que os detectores de incêndio estavam desactivados. Segundo o vereador Manuel Isaac, "o sistema de alarme não funcionou porque os moradores o desligaram. Provavelmente alguém que fumava e fazia o alarme disparar, acabou por o desligar".

GOVERNO CIVIL DE AVEIRO COMEMORA DIA EUROPEU DO 112.

Governo Civil de Aveiro comemora Dia Europeu do 112.
Comemora-se esta sexta-feira o Dia Europeu do 112 e o 20.º aniversário da decisão de criar o número Europeu de emergência 112. Este número é comum aos 27 países da União Europeia e é utilizado para contactar, sem custos, os serviços de emergência.
Apesar de existirem vários números de emergência na União Europeia, o 112 é o único que pode ser utilizado para se contactarem os serviços de emergência (ambulâncias, bombeiros e polícia) em qualquer país da UE.
O Governo Civil de Aveiro associa-se ao Dia Europeu do 112 e hoje pelas 14h30, no Salão Nobre, recebe uma turma do 4º ano da Escola EB1 da Glória por forma a sensibilizar/informar para a devida utilização deste número de emergência.

Lisboa: Sapadores Bombeiros querem formar 60 estagiários

O comandante dos Sapadores Bombeiros de Lisboa considerou hoje que a escola do regimento, actualmente a formar 160 novos elementos após seis anos sem estágios, deveria receber anualmente entre 50 a 60 estagiários.
A necessidade foi apontada por Joaquim Leitão numa visita do presidente da câmara, António Costa, e do vereador da Protecção Civil, Manuel Brito, ao centro de formação, onde o mais recente curso, seis meses de formação escolar e seis já no posto de trabalho, arrancou em Novembro passado.
No seu discurso, distribuído à comunicação social, o responsável disse que esta formação constitui “um marco importante para o regimento, que já não tinha um estágio para bombeiro sapador desde 2004, com consequências profundas” na estrutura operacional e na capacidade de resposta.
“A escola deverá ministrar estágios anuais, com efetivos na ordem dos 50 a 60 elementos, semelhantes às saídas por aposentação, permitindo assim um refrescamento permanente dos seus quadros”, afirmou.
Os Sapadores pretendem também que o centro promova formação a todos os serviços municipais de Protecção Civil que o solicitem, “evoluindo para uma escola de Bombeiros e Protecção Civil”.

Despedimentos nos bombeiros

As corporações de bombeiros viram o número de serviços reduzido quase na sua totalidade

As corporações de bombeiros ameaçam partir para o despedimento dos funcionários caso não seja revogado o despacho que permite os cortes nas credenciais para o transporte dos doentes que ganhem mais do que o salário mínimo. Há associações, como as de Montemor-o-Novo e Portel, que viram o número de serviços diários baixar de 15 para um.

Federação de Bombeiros preocupada com cortes

Floresta ficará mais desprotegida e o combate aos fogos será mais perigoso, adverte Jaime Soares
O presidente da Federação de Bombeiros do Distrito de Coimbra acusou o Governo e o ministro da Administração Interna de estarem a dar «verdadeiras machadadas na segurança das vidas e haveres dos portugueses» ao reduzirem o financiamento para «a manutenção no terreno» dos meios aéreos de combate aos fogos florestais.
Em nota à Imprensa, aquela estrutura diz subscrever as preocupações já manifestadas pela Liga de Bombeiros Portugueses com os cortes publicados em resolução do Conselho de Ministros, afirmando a sua «estupefacção e incompreensão» perante uma decisão «tão preocupante como perigosa».
A «diminuição drástica de equipamentos aéreos tornará a floresta menos protegida, com maior retardamento de actuação, o que, inevitavelmente, vem tornar os fogos florestais mais complexos, mais perigosos e mais atreitos à destruição dessa mesma floresta, dos haveres e vidas que lhes estão subjacentes», avisa a federação liderada por Jaime Soares, autarca de Poiares.
Um problema que, refere o comunicado, se agrava com as «consequências dos constantes cortes no apoio aos bombeiros, em viaturas, equipamentos e transportes no sector de saúde – problemas que querem capear com o acesso ao QREN, que não se sabe quando estará resolvido – obrigando os bombeiros a um esforço suplementar, muitas vezes desumano».

Pedido mapa com
meios disponíveis
Para a federação, os cortes nos meios aéreos poderão «desmantelar um sistema que, de uma forma ou de outra, vinha remediando muitas das insuficiências que todos os anos se detectavam pela falta de equipamentos mínimos necessários a uma actuação rápida e eficaz, em especial no que toca aos fogos nascentes».
«É aqui, nesta área, que se deve actuar de imediato, pois os fogos só atingem grandes dimensões se não forem extintos enquanto são pequenos», sublinha, lembrando que o «meio aéreo é, por isso, imprescindível nesta actuação primeira, não só pela sua rapidez de acção, como pela facilidade com que actua em muitas zonas inacessíveis aos bombeiros, sejam eles apeados ou em viaturas».
Jaime Soares considera que a floresta «continua desprogramada, desplaneada, desordenada e muita dela abandonada» e exige que seja dado a conhecer «um mapa com critérios rigorosos, onde se informe da quantidade de meios disponíveis e locais onde vão ser instalados» os apoios aéreos.
«Fica esta federação a aguardar, com carácter de urgência, que lhe sejam dados estes esclarecimentos, já que o distrito de Coimbra é de alto risco e não pode, em circunstância alguma, ficar dependente da leviandade dos governantes responsáveis por este sector», conclui o comunicado.

Queda de viga vitima um homem



O acidente ocorreu esta tarde pelas 18h40 na Quinta das Poldras em Alfaiao, Bragança.

Os Bombeiros foram activados para uma ocorrência em que uma viga terá atingido um homem. O incidente provocou um morto.

A vitima residente naquela freguesia já não apresentava sinais de vida, tendo sofrido traumatismos ao nivel da cabeça.

Para o local foram activados uma Ambulância de socorro todo-terreno INEM e um veiculo de Salvamento e Apoio Tactico, um veiculo de Comando, bem como a VMER de Bragança. 

A GNR de Bragança tomou conta da ocorrência.

Armazém em chamas ameaçou habitações

Armazém em chamas ameaçou habitações
Um armazém usado para lacagem de móveis foi esta quarta-feira totalmente consumido pelas chamas, que ameaçaram habitações, em Alfena, Valongo. No interior, estavam diluentes, tintas e garrafas de gás, que explodiram, obrigando à intervenção de 60 bombeiros e 11 viaturas.
O armazém quase já não era usado para lacagem. A actividade estava parada e os trabalhadores no desemprego. O filho do proprietário ficou sem os dois carros que ali se encontravam. E a casa de outra filha foi ameaçada pelo fogo, que começou cerca das 20.40 horas. Porém, as habitações contíguas apenas foram chamuscadas pelas chamas.
Num cenário negro, estavam 60 membros de quatro corporações e com 11 carros estacionados no local, dos Bombeiros da Areosa, Valongo, Ermesinde e Tirsense. Aos bombeiros que foram chamados ao local, outros foram juntando-se ao longo da noite para ajudar. À volta, estavam familiares do dono, amigos, vizinhos e outros populares que correram para o local para ver o incêndio.
"Isto é um armazém onde fazem lacagem de móveis" e que, por isso, precisa de "gás, diluentes e tintas", explicou, ao JN, o comandante dos Bombeiros de Ermesinde, Carlos Teixeira. A primeira preocupação, garantiu, foi retirar as garrafas de gás do armazém. Mas "algumas rebentaram". Conseguiram retirar "três grandes de 45 quilos e mais de uma dezena das mais pequenas".
Quando chegou ao local, o comandante já encontrou tudo em chamas. E as garrafas continuavam a explodir. Demoraram cerca de uma hora a controlar o incêndio mas a casa ao lado apenas ficou manchada de negro na lateral que fica junto ao armazém. Na habitação seguinte, a noite também foi de grande susto e o cheiro a fumo continuava a alastrar horas depois. Os moradores esperaram na rua.
Com o armazém arderam um jipe e uma carrinha do filho do proprietário do armazém. Paulo Carvalho, de 38 anos, contou ao JN que "estava a cinco quilómetros" do local quando foi avisado.
"Pode ter sido curto-circuito", sugeriu, explicando que o espaço já só funcionava "uma vez por semana" devido ao "pouco trabalho". E não estava a funcionar no momento do incêndio, disse. Paulo deixou de trabalhar ali há oito anos. E conta que os funcionários estão no desemprego.
A irmã, explicou Paulo, mora na casa ao lado. Feliz por não haver feridos, tem a lamentar o jipe e a carrinha que ali tinha guardados. Esta ia ser pintada. O pai estava no local mas sem condições para falar. Por volta das 23 horas, as causas do fogo estavam ainda por apurar, segundo o comandante dos Bombeiros de Ermesinde.

Transporte de doentes: MS reata negociações com bombeiros

O Ministério da Saúde (MS) anunciou hoje que estão reunidas as «melhores condições» para aprovação a «breve trecho» de um regulamento que garanta o transporte de doentes «a quem dele necessita», depois de reatadas as negociações com a Liga Portuguesa dos Bombeiros.
A ministra da Saúde, Ana Jorge, e o secretário de Estado da Saúde, Óscar Gaspar, recebeu hoje, a seu pedido, o presidente da Liga de Bombeiros Portugueses (LBP), Duarte Caldeira.
A 13 de Janeiro, a Liga dos Bombeiros Portugueses anunciou a suspensão das negociações com o Ministério da Saúde sobre o regulamento de transporte de doentes.

Agridem bombeiro e GNR em Almeirim

O adjunto de comando dos Bombeiros de Almeirim, Telmo Ferreira, foi ontem à tarde agredido à cabeçada, no quartel, por dois homens. “Levaram uma pessoa, que estava a ser assistida pelo adjunto. De repente, agrediram-no”, disse ao CM o comandante, Jorge Costa. Também ontem, na mesma localidade, uma mulher foi detida por agressão a um GNR.