quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Samora Correia: Bombeiros organizam seminário.

“Tripulantes de Emergência Pré-Hospitalar. Que futuro em Portugal?” foi a questão e o mote do 3.º Seminário Técnico organizado pelos Bombeiros Voluntários de Samora Correia no centro cultural da localidade, em 11 de Dezembro.
Com a apresentação e a síntese conclusiva a cargo do jornalista João Paulo Teixeira, do jornal “Bombeiros de Portugal”, que apoiou o seminário, o encontro foi dividido em dois painéis.
No da manhã, moderado pelo médico do corpo de bombeiros de Samora Correia, Paulo Sintra, interveio o inspector Fernando Vilaça, provedor da Liga dos Bombeiros Portugueses, que enquadrou o socorro pré-hospitalar na legislação e na regulamentação nacional, concluindo que “ser voluntário ou profissional não é o mais importante. O que é importante é que o socorro seja feito com prontidão, eficácia e eficiência”. Para o médico Cunha da Cruz, da Autoridade Nacional de Protecção Civil, “o futuro do técnico de emergência pré-hospitalar é, obviamente, a profissionalização”.
Ainda durante a manhã, o enfermeiro Luís Fernandes, do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), e o coordenador da área da saúde da Escola Nacional de Bombeiros defenderam a avaliação do desempenho dos técnicos de emergência pré-hospitalar.
Nos painéis da tarde, moderados pelo vogal do Conselho Directivo do INEM, Pedro Lopes, o vice-presidente do Sindicato dos Técnicos de Ambulâncias de Emergência, Pedro Louro, defendeu a profissionalização destes técnicos, de forma a “melhorar as capacidades actuais destes prestadores de cuidados de saúde, elevando a formação e as competências para níveis internacionais”. O enfermeiro Júlio Branco, em representação da Ordem dos Enfermeiros, disse que quer “a definição de objectivos para os técnicos de emergência do pré-hospitalar”, “um plano estratégico” e “qualidade, sustentabilidade e segurança” na actuação.
Nelson Baptista, agora na qualidade de presidente da Associação Nacional de Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar, afirmou que “é necessário requalificar e formar”, e “se melhorarmos o pré-hospitalar, reduzimos a taxa de mortalidade e as despesas do País”. Nelson Baptista reforçou a preocupação com o problema que já tinha referido da parte da manhã: “As elevadas taxas de abandono da actividade” pelos técnicos de ambulância de socorro.
O serviço de saúde do corpo bombeiros de Samora Correia organizou o seu terceiro seminário dedicado ao socorro pré-hospitalar. Estes encontros são cada vez mais uma referência a nível nacional, pelo que se aguarda já o tema do quarto encontro, a realizar no próximo ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário